Há mais de 70 anos, a Arkema é líder mundial em poliamidas de base biológica especiais derivadas do óleo de mamona. Rilsan® PA11 tornou-se a referência global quando se trata de resinas de poliamida flexíveis com excelente impacto, durabilidade e propriedades de resistência química. Sua morfologia cristalina permite que este polímero especial se diferencie das alternativas à base de petróleo.
A Arkema oferece uma ampla gama de graus naturais, pigmentados, reforçados e plastificados. Também estão incluídos neste portfólio as premiadas séries de poliamida transparente Rilsan® Clear e Rilsan® HT (desempenho em alta temperatura) da Arkema.
Linha | Descrição Típica | Aplicações Típicas | % típica de conteúdo de base biológica |
---|---|---|---|
Rilsan® PA 11 | Ultra alto desempenho flexível com excelente resistência à umidade e propriedades de impacto e durabilidade | Tubulação automotiva, gerenciamento de combustível, conexões, linhas de produção de petróleo e gás; linhas pneumáticas e hidráulicas | 100% |
Rilsan® HT | Desempenho flexível em alta temperatura (“poliftalamida flexível”) | Peso leve (substituição de metal/borracha) em aplicações automotivas | até 70% |
Rilsan® Clear | Flexível, altamente transparente, livre de BPA | Óptica (óculos de alta performance); fones de ouvido, processador de alimentos; máscaras médicas | até 65% |
Poliamida 11 Rilsan ®
Uma família de poliamidas de alto desempenho derivada de matéria-prima renovável (óleo de mamona) – Leve, renovável, reciclável, durável
O que é Rilsan® PA11?
Rilsan® poliamida 11: A exclusiva “cadeia de 11 carbonos” que produz um perfil de cristalinidade específico, que é muito alto em densidade de ligação de hidrogênio. Isso contribui para um ponto de fusão mais alto, uma menor permeabilidade de combustível e de gás e melhores propriedades de impacto comparadas à poliamida 12 ‘mais tradicional’. A poliamida 11 normalmente é mais flexível, tem melhor estabilidade dimensional e melhores propriedades de impacto comparadas às poliamidas típicas de cadeia curta.
Renovável + Reciclável + Durável + Leve = Sustentável
A poliamida 11 Rilsan® são frequentemente escolhidos por sua menor densidade, menor absorção de umidade, estabilidade dimensional aprimorada e melhor flexibilidade em comparação com poliamidas de comprimento de cadeia mais curto. Elas também são frequentemente escolhidos por sua melhor resistência ao impacto e à abrasão quando comparados com a poliamida 12.
Além de seu alto desempenho, essas resinas são frequentemente especificadas devido à excelente combinação de serem totalmente de base biológica, recicláveis, altamente duráveis (longa vida) e leves. Uma peça que é moldada ou extrudada usando o polímero de poliamida 11 Rilsan® normalmente usa 20% menos polímero em relação ao peso se comparado aos nylons convencionais de cadeia curta.
Poliamida 11 Rilsan® é fácil de processar, usando a maioria das tecnologias de processamento (extrusão, moldagem por sopro, injeção e rotomoldagem). A matriz de poliamida 11 incorpora inúmeros aditivos como plastificantes, estabilizantes, corantes, lubrificantes, modificadores de impacto, fibra de vidro, fibra de carbono, etc. A poliamida 11 possui uma ampla faixa de temperatura de trabalho (-40°C a +130°C).
Principais propriedades do Rilsan® PA11
Leve
As resinas Rilsan® PA11 são excepcionalmente leves com uma densidade de resina pura de apenas 1,03 g/cm³. Com muitas indústrias procurando maneiras de reduzir o peso em seus projetos, os grades de poliamida 11 Rilsan® podem fornecer durabilidade e resistência a longo prazo, tornando a substituição de metal ainda mais possível.
O PA11 também pode ser usado como matriz polimérica em projetos de compósitos que necessitem de mais resistência e maior redução de peso.
Resistência Química e a Combustível
Rilsan® PA11 tem excelente resistência química, não apenas a graxa e hidrocarbonetos, mas também a ácidos, bases e sais. Durante a exposição, mesmo em temperaturas elevadas, a poliamida 11 Rilsan® mantém boa estabilidade dimensional e resiste à degradação da matriz polimérica. Isso é especialmente importante para aplicações extremas como as da indústria de petróleo e gás, onde o polímero é exposto a temperaturas e pressões elevadas e deve fornecer alto desempenho por muitas décadas. O Rilsan® PA11 também mantém uma permeação muito baixa para hidrocarbonetos, tornando-se popular nas aplicações em linhas de combustível.
Flexibilidade
Rilsan® PA11 está disponível em uma ampla gama de flexibilidades. Isso é possível pela adição de plastificantes (para aumentar a flexibilidade) e fibras de carbono ou vidro (para aumentar a rigidez). O PA11 também mantém suas propriedades depois de exposto à umidade, em comparação com poliamidas de cadeia curta como PA6 e PA66, que são muito suscetíveis a perder desempenho ao longo do tempo.
Estabilidade dimensional
Em comparação com PA11, outras poliamidas geralmente exibem um comportamento mais hidrofílico (afinidade com a água) devido à maior quantidade de grupos amida na cadeia polimérica (mais grupos amida = cadeia polimérica mais polar). Por causa disso, Rilsan® PA11 pode ser usado em alta umidade onde outras poliamidas podem ter problemas. O mesmo ocorre para a absorção de outros líquidos polares como álcoois, ácidos e ésteres.
Resistência ao impacto
Rilsan® PA11 geralmente supera o PA12 quando se trata de resistência ao impacto. A poliamida 11 é especialmente resistente a baixas temperaturas e foi observada como sendo duas vezes mais resiliente que a poliamida 12 a -30ºC durante um teste de impacto Charpy entalhado. Essa incrível resistência pode ser atribuída à estrutura cristalina e a estrutura esferolítica do Rilsan® PA11, bem como ao seu peso molecular e polidispersão.
Resistência à abrasão
Comparado a outros polímeros de engenharia, o Rilsan® PA11 exibe boa resistência à abrasão e à propagação de trincas. Isso se deve em grande parte ao seu acabamento superficial liso, que induz um coeficiente de atrito extremamente baixo. O PA11 também apresenta melhor resistência à abrasão (menor perda de material) do que o PA12 para classes plastificadas e não plastificadas.
Processando Rilsan® PA11
Tem bom processamento em cada uma das principais tecnologias de transformação de termoplásticos, graças a uma ampla gama de viscosidades. Pode ser processado por:
- Moldagem por injeção;
- Extrusão (por exemplo, filme fundido, filme soprado, folha, tubo, moldagem por sopro);
- Rotomoldagem;
- Sobremoldagem e coextrusão;
- impressao 3D.
Rilsan® Clear – poliamidas transparentes
A Arkema é o primeiro fabricante a fornecer poliamidas transparentes de base biológica de alto desempenho. Rilsan ®Clear G850 Rnew ® usa 45% de matérias-primas de base biológica e o Rilsan ® Clear G820 Rnew ® 62%, tornando esses dois materiais perfeitos para consumidores que procuram excelente desempenho e menor pegada de carbono.
Os materiais transparentes Rilsan® são ideais para soluções ópticas com propriedades de alto desempenho.
- Leveza;
- Transparência;
- Flexibilidade para conforto e durabilidade;
- Resistente a rachaduras por estresse ambiental;
- Resistência química;
- Resistência à fadiga;
- Liberdade de design.
Rilsan® HT – poliamidas de alta temperatura
Rilsan ® HT – A primeira linha de material flexível à base de poliftalamida (PPA) desenvolvida para substituir o metal em tubos para aplicações automotivas de alta temperatura e outras aplicações industriais com elevadas exigências técnicas. Esta classe totalmente nova de poliftalamida flexível, parcialmente de base biológica, combina a resistência a altas temperaturas dos grades de PPA convencionais com uma flexibilidade sem precedentes nesta classe de material, criando oportunidades para substituir o metal que antes eram inimagináveis.
Como a linha Rilsan ® HT é diferente do PPA clássico?
Como as resinas PPA clássicas são conhecidas por sua fragilidade inerente, limitando seu uso a peças rígidas ou moldadas por injeção, a Arkema desenvolveu a série Rilsan® HT especificamente para preencher essa lacuna. Devido à sua matriz polimérica específica, baseada em grande parte na química de cadeia longa, a linha Rilsan® HT se destaca sobretudo por uma flexibilidade até então desconhecida neste grupo de materiais. Esta flexibilidade revolucionária dos grades de Rilsan® HT oferece uma mudança radical em materiais baseados em PPA e o torna a primeira linha de PPA flexível estendendo a substituição de metal para novas aplicações, como serviços severos no compartimento do motor ou outros usos industriais exigentes.
Em contraste com outros termoplásticos de alta temperatura, as resinas Rilsan® HT também exibem excelente resistência a termo-oxidação e envelhecimento químico em altas temperaturas, bem como absorção de umidade muito baixa que produz estabilidade dimensional excepcional e baixa tendência à fluência.
Propriedades principais
A série Rilsan® HT oferece as propriedades do Rilsan® PA11 de cadeia longa e do PPA clássico, combinando a resistência a altas temperaturas (200-220°C) dos grades de PPA convencionais com uma flexibilidade anteriormente desconhecida nesta classe de material. Possui baixa densidade e leveza 1,08 g/cm³, baixa absorção de umidade, excelente resistência ao envelhecimento termo-oxidativo e químico, bem como facilidade de processamento, que completa o espectro de desempenho exclusivo das resinas Rilsan ® HT.
Flexibilidade
Os grades Rilsan® HT são os primeiros PPAs a combinar a resistência a altas temperaturas dos grades de PPA convencionais com uma flexibilidade sem precedentes para esta classe de materiais. Amplamente baseados na química de cadeia longa, os grades Rilsan® HT oferecem a sinergia ideal de Rilsan® PA11 de cadeia longa e PPA clássico, resultando em excelente flexibilidade e facilidade de processamento.
Principais aplicações
- Sistema de ar (por exemplo, servofreio);
- Sistema de óleo (por exemplo, linha de resfriamento do óleo de transmissão);
- Sistema de meios aquosos (por exemplo, SCR, linha de arrefecimento do motor);
- Sistema de meios agressivos (por exemplo, blow-by).
Outros mercados:
- Pneumático / hidráulico;
- Proteção de cabos;
- Monofilamento / Fibras.
Processamento
Os grades Rilsan® HT processam de forma semelhante a outras poliamidas alifáticas de cadeia longa de alto desempenho:
- Extrusão: usa o mesmo equipamento usado para PA11/PA12;
- Injeção: usa o mesmo equipamento usado para PA11/PA12;
- Moldagem por sopro: usa o mesmo equipamento usado para PA/PE.
Além disso, as resinas Rilsan® HT também são passíveis de outros processos, como spunbonding (uma técnica de fabricação de não tecido), revestimento e produção de filamentos. Graças à sua baixíssima absorção de umidade, os grades Rilsan® HT oferecem uma ampla janela de processamento em comparação com as resinas clássicas à base de PPA e são fáceis de manusear, em comparação com o PPS. Isso evita etapas adicionais de produção e ajuda a reduzir os níveis de refugo.