A termoformagem é um dos processos mais versáteis da indústria de plástico. Devido a essa sua característica, ele é bastante usado na fabricação de embalagens, componentes automotivos e produtos industriais. O resultado são peças leves, resistentes e com alto padrão de qualidade.

Mas você pode se perguntar: como funciona a termoformagem, na prática, e quais são seus principais benefícios? Neste conteúdo, vamos entender cada etapa e sua aplicação na indústria, entre outros detalhes. Acompanhe!

O que é a termoformagem de plástico?

A termoformagem é um processo de conformação térmica de plásticos. Com ele, uma chapa ou filme plástico é aquecido até atingir uma temperatura maleável e, então, é moldado pela máquina. Após o resfriamento, o material mantém a forma desejada e é cortado para finalização da peça.

Quais são os tipos de termoformagem?

O processo pode ser classificado em dois tipos: simples e a vácuo. A escolha entre eles depende da complexidade do produto, da precisão necessária e do volume de produção. Veja detalhes sobre as suas características!

Termoformagem simples

Também conhecida como conformação por pressão, ela usa um molde sobre o qual a chapa aquecida é pressionada. Isso possibilita a criação de itens com geometrias simples ou complexas.

Termoformagem a vácuo 

A vacuum forming acontece com a aplicação de vácuo entre a chapa plástica aquecida e o molde. Logo, o material se ajusta perfeitamente ao formato desejado, tornando o processo ideal para a produção de embalagens e peças com detalhes precisos.

termoformagem a vácuo

Como funciona a termoformagem de plástico?

Agora que você conhece o conceito, vamos entender como ele acontece, na prática. Confira, a seguir!

1. Aquecimento da chapa plástica (ou filme)

A conformação começa com o aquecimento do plástico em chapas ou filmes. A temperatura aplicada depende do tipo de polímero usado, e ela tornará o material maleável sem que se degrade.

2. Moldagem

Logo depois, com a chapa aquecida, o material é posicionado sobre o molde. Em seguida, ele é formado por pressão ou vácuo. 

Especificamente o vacuum forming funciona da seguinte forma: após a primeira etapa de aquecimento, a chapa plástica é esticada sobre um molde, sendo selada em sua base. Uma bomba de vácuo remove o ar entre o plástico e o molde, dando total aderência à embalagem. 

3. Resfriamento e solidificação

Após a moldagem, o plástico é resfriado para que a estrutura se solidifique na nova forma. O resfriamento pode ser acelerado com o uso de ventilação forçada ou sistemas de refrigeração a água.

4. Acabamento e corte

Por fim, o produto passa por cortes e acabamentos para remover excessos de material e atender a possíveis padrões específicos de design. Dependendo da aplicação, a etapa pode incluir perfuração, pintura ou outros tratamentos.

Quais são os benefícios da termoformagem?

O processo de conformação apresenta diversas vantagens em relação a outros processos que envolvem plásticos. Entre os benefícios, podemos mencionar:

  • Possível redução de custos: moldes de termoformagem podem ser mais baratos em comparação aos de injeção;
  • Produção eficiente: o tempo de ciclo é curto, dando agilidade à fabricação de grandes volumes;
  • Precisão dimensional: o processo possibilita qualidade e reprodutibilidade das peças produzidas;
  • Versatilidade de materiais: a termoformagem permite a aplicação de diferentes tipos de termoplásticos, com variadas propriedades;
  • Sustentabilidade: é possível usar componentes recicláveis no processo, reduzindo o impacto ambiental.

Dessa forma, a termoformagem de plástico oferece benefícios que envolvem, especialmente, custo-benefício e versatilidade para a indústria.

Quais são as principais aplicações da termoformagem de plástico?

A diversidade desse tipo de conformação possibilita o seu uso em variados setores industriais. Confira alguns dos segmentos que implementam a tecnologia!

Indústria de embalagens

A termoformagem é amplamente empregada na fabricação de bandejas, tampas, copos e blisters. Com ela, é possível produzir embalagens seguras e atrativas para alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos, entre outros.

Setor automotivo

Painéis internos, revestimentos de porta, componentes de acabamento e peças técnicas podem ser produzidos por termoformagem. O processo consegue entregar materiais leves e resistentes características necessárias para esses produtos.

Equipamentos industriais

Peças para máquinas e dispositivos de proteção também podem usar polímeros termoformados devido a sua resistência mecânica e química.

Construção civil

O setor de construção pode utilizar componentes plásticos moldados, como revestimentos e peças estruturais, por causa da durabilidade e leveza dos materiais.

No geral, cada uma dessas aplicações se beneficia da combinação entre resistência, precisão e flexibilidade desse processo de conformação.

Quais são os materiais mais usados na termoformagem?

Vimos ao longo deste conteúdo que a termoformagem pode ser executada com uma ampla variedade de polímeros. Os materiais mais utilizados são nesse processo são os seguintes:

  • Polipropileno (PP): oferece excelente resistência química, alta flexibilidade e baixo peso, sendo usado na fabricação de embalagens alimentícias, componentes automotivos e peças para a construção civil;
  • Poliestireno (PS): material rígido e com boa transparência, ideal para embalagens descartáveis, bandejas e copos;
  • Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS): se destaca pela alta resistência ao impacto e excelente acabamento, sendo utilizado na indústria automotiva e na fabricação de eletrodomésticos;
  • PVC, PET e outros polímeros: dependendo da aplicação, podem ser usados visando resistência térmica, mecânica ou propriedades específicas, como barreiras contra umidade e gases.

A escolha do material depende das exigências técnicas do produto final. Assim, a opção certa consegue oferecer equilíbrio entre custo, desempenho e sustentabilidade.

Conte com os produtos da Compostos do Brasil para a termoformagem de plásticos

A Compostos do Brasil está no mercado desde 2006 oferecendo a maior gama de elastômeros termoplásticos do país. Assim, fornecemos materiais de alta qualidade para o processo de termoformagem da sua indústria. 

Conte com a nossa ampla experiência na distribuição de plásticos para beneficiar a sua indústria, produzindo peças com alta performance, durabilidade e qualidade

Se você busca materiais de excelência para aplicação na termoformagem, converse com a nossa equipe e conheça nossas soluções.

Entre em contato e conheça nossos produtos!