Os compostos de PP são importantes em diversos segmentos pela sua flexibilidade e fácil adaptação para as mais variadas aplicações, como no setor automotivo e industrial. Esse material, que já tem se tornado uma das grandes tendências devido a sua procura, apresenta uma performance muito elevada, trazendo ainda mais benefícios.
Neste artigo, vamos entender as diversas possibilidades de aplicação dos compostos de PP. Confira!
Características dos compostos de PP
Como já vimos em um outro artigo, os compostos de PP são materiais com base de resina de polipropileno e aditivos modificadores e essa característica por si só já agrega propriedades físicas e de performance superiores a uma resina de PP pura.
Os materiais utilizados nesses compostos para essas modificações são fibra de vidro, talco e outras cargas minerais. Quando misturados com o polipropileno, melhoram diferentes aspectos de suas propriedades mecânicas e físicas. Além disso, os compostos de PP podem ser processados por injeção, extrusão e sopro.
Com isso, será possível obter diversos benefícios, como: estabilidade dimensional, acabamento superficial e brilho, resistência ao risco, maior fluidez, densidade e dureza, resistência a raios ultravioletas, resistência à flamabilidade e aumento do módulo e resistência à flexão
Compostos de PP no setor automotivo
Um dos setores que mais buscam por compostos de PP é o setor automotivo devido às suas diversas aplicações, como console, canaleta, guia de vidro, tampas, painel, capa de coluna, protetores, suportes, componentes estruturais, parachoque e parabarro.
O processamento dos compostos de PP em veículos se dá, especialmente, a partir da injeção. Porém, o sopro e a extrusão são utilizados em alguns processos.
Vantagens dos compostos de PP para esse setor
Os plásticos usados nos veículos correspondem a apenas cerca de 10% do peso de um automóvel moderno. Com isso, o consumo de combustível diminui entre 25% e 35%.
Além dos óbvios benefícios para o consumidor que garante um automóvel mais leve, o peso do automóvel também beneficia o meio ambiente. Isso porque cada quilograma de um carro corresponde a 20 quilos de dióxido de carbono na atmosfera.
Outra vantagem está diretamente ligada ao design automobilístico. Os compostos de PP auxiliam no desenvolvimento das peças de design, tudo isso com um custo de produção reduzido.
Compostos de PP no setor industrial
Os compostos de PP são ideais para aplicações que precisam atender normas específicas relacionadas à propriedade do composto ou requisitos da aplicação/produto final.
Alguns exemplos de aplicações industriais onde os compostos de PP são bem-vindos: filmes e películas, chapas, fios e tecidos, peças estruturais, painéis de isolamento, aparelhos ortopédicos, placas de filtro, entre outros. Para esses materiais, a utilização do composto polipropileno convencional não é capaz de atender às suas necessidades.
Escolha o composto de PP ideal para sua empresa!
A Compostos do Brasil é uma das principais distribuidoras de compostos de PP aqui no país. Trabalhamos com duas linhas importantes e diferenciadas dentro da indústria de transformação plástica: a Polifor e a BluePlast.
A Polifor é uma linha de compostos com base em Polipropileno (PP) produzido e comercializado pela Celanese.
Já os compostos de PP da marca BluePlast são desenvolvidos para linhas automotivas, branca e eletroeletrônica.
Todos os nossos produtos e soluções prezam pela praticidade, sustentabilidade e durabilidade de venda. Para saber mais sobre o nosso portfólio e conhecer mais sobre os compostos de PP, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui.