O polibutileno tereftalato, também chamado de PBT, é um termoplástico semicristalino que é muito utilizado no meio industrial devido, principalmente, às suas excelentes características como, por exemplo, seu baixo coeficiente de atrito e sua alta resistência a uma vasta gama de produtos químicos.
Nesse sentido, o PBT é amplamente utilizado na indústria automobilística, devido a sua boa rigidez e resistência mecânica, bem como na indústria eletrônica, por suas propriedades de estabilidade. Além disso, devido a sua alta resistência à abrasão, ele também é empregado na fabricação de buchas e engrenagens.
De forma geral, o polibutileno tereftalato é muito utilizado em carcaças de sistemas eletroeletrônicos, para-brisas, maçanetas, retrovisores, disjuntores, tomadas, interruptores e conectores no geral.
Abaixo, falaremos de algumas características chave que compõem este material. Entenda:
Principais vantagens do polibutileno tereftalato
As principais vantagens do PBT estão relacionadas à sua alta resistência a solventes e à sua baixa taxa de deformação. Ele também é um polímero de fácil moldagem, devido a sua rápida cristalização.
Além disso, quando reciclado, o polibutileno tereftalato também pode ser utilizado na confecção de garrafas e peças de dispositivos eletrônicos, bem como na indústria têxtil para a fabricação de tecidos.
Outras características chave deste material incluem:
1. Temperatura de trabalho de até 150 ºC:
O PBT possui uma excelente resistência ao calor e características que contribuem com o serviço contínuo, suportando temperaturas de até 150 ºC, o que o torna um polímero de alto desempenho.
2. Fácil adequação:
O PBT possui uma estrutura de fácil moldagem, o que adequa o seu desempenho através de reforços, cargas e modificadores. Ele também pode ser tanto mais rígido quanto mais flexível.
3. Diversificação de peças:
Devido às suas características, o PBT pode ser usado em peças estruturais, elétricas e de aparência (estéticas). Além disso, esse material pode ser obtido tanto em sua forma natural quanto em aditivos que melhoram as suas propriedades, reforçando-o com fibra de vidro e adicionando alta resistência ao impacto, resistência a hidrólise, choque térmico, retardante de chama, baixo empenamento e resistência ao atrito.
4. Facilidade de decorar:
O polibutileno tereftalato pode ser facilmente colorido ou decorado, através de efeitos como molde-in-color, pintura, tampografia, marcação a laser, metalização a vácuo, entre outros.
5. Ótima resistência química:
Como já dito anteriormente, o PBT pertence à família dos termoplásticos de poliéster, possuindo uma alta resistência, tenacidade e rigidez, além de baixa fluência mesmo quando exposto a altas temperaturas e resistência a uma ampla gama de produtos químicos, como solventes, óleos e graxas.
Outras características do PBT:
Além das propriedades citadas acima, o polibutileno tereftalato ainda oferece:
- Boa adesão;
- Estabilidade dimensional;
- Baixa tendência à deformação;
- Baixo coeficiente de atrito;
- Boa resistência ao desgaste;
- Boa resistência ao impacto;
- Coeficiente de expansão térmica muito baixo;
- Boa resistência química a ácidos;
- Excelente resistência a soda cáustica e ao cloro;
- Boa resistência a produtos de limpeza;
- Características elétricas muito boas;
- Baixa absorção de umidade.
O polibutileno tereftalato nas indústrias
Na indústria, o uso do polibutileno tereftalato vem crescendo consideravelmente. Esse crescimento é ainda mais evidente na indústria automotiva, devido à necessidade desse segmento de fornecer produtos mais leves, de baixa manutenção, sustentáveis, resistentes e com custo competitivo.
Por isso, quando um processo de fabricação industrial necessita de matéria-prima resistente, com boa estabilidade e isolamento eficientes, o PBT é uma das melhores alternativas do mercado.
Para se ter uma ideia, componentes de máquinas de processamento alimentar, engrenagens e válvulas são produzidas com o polibutileno tereftalato. No caso da indústria de alimentos e da sua aplicação em máquinas de processamento alimentar, sua escolha é feita, em grande parte, devido à sua baixa absorção de umidade e sua resistência a manchas, o que não prejudica esse processo de fabricação.
Onde adquirir PBT?
Devido às suas características, o Celanex® PBT apresenta grandes vantagens competitivas. Além disso, esse material oferece graus de diferente níveis de dureza (desde os mais rígidos até aos mais flexíveis). Por fim, o Celanex PBT® também tem muitas aplicações no segmento eletroeletrônico, podendo citar, por exemplo, o seu uso em interruptores, teclados, computadores, soquetes, tomadas, entre outros.
A Compostos do Brasil trabalha com plástico de engenharia PBT Celanex® e oferece diferenciais em suas condições comerciais e no seu atendimento para suprir sua demanda de forma personalizada.
Com o foco sempre na inovação da indústria plástica, a Compostos do Brasil distribui uma ampla linha de plásticos de engenharia. Para solicitar um orçamento, basta entrar em contato com um dos nossos consultores de negócios e garantir materiais de qualidade para a sua produção.