A grande diversidade de elastômeros termoplásticos possibilita uma série de uso nas indústrias. Neste contexto, entender o que é TPO é uma informação valiosa — afinal, o material é resistente, flexível e de fácil processamento. Assim, pode ser utilizado por variados segmentos.

Continue a sua leitura para conhecer as suas principais características e aplicações. Acompanhe!

O que é TPO?

TPO é a sigla para Thermoplastic Polyolefin — que, em português, é a Poliolefina Termoplástica. Trata-se de um tipo de elastômero termoplástico caracterizado pela sua resistência, flexibilidade e facilidade de processamento. 

A sua composição é uma mistura de polipropileno (PP) e elastômeros. Então, ele forma uma estrutura com duas partes, ambas feitas de poliolefina. São elas:

  • Fase elastomérica amorfa (flexível);
  • Fase cristalina.

A combinação gera um equilíbrio entre resistência e flexibilidade, fazendo com que o material suporte impactos e mantenha sua durabilidade em diversas aplicações.

Quais são as propriedades do TPO voltado para a indústria?

Agora que você já sabe o que é TPO, vamos entender como a Poliolefina Termoplástica se destaca por suas propriedades mecânicas e químicas. Confira!

Resistência a condições ambientais

O TPO é fortemente resistente à exposição ao sol, umidade e variações climáticas, mantendo sua integridade estrutural ao longo do tempo. Ele evita a degradação precoce e prolonga a vida útil dos produtos; por isso, se torna ideal para aplicações externas — como componentes automotivos.

Excelente isolamento elétrico

Graças à sua estrutura polimérica, a Poliolefina Termoplástica tem boa capacidade de isolamento elétrico. Então, ela pode ser usada em aplicações nas quais a condução elétrica deve ser minimizada, como revestimentos de cabos e componentes eletrônicos.

Material leve e eficiente

Com uma densidade a partir de 0,89 g/cm³, o TPO é mais leve do que muitos outros polímeros, como PVC e outros tipos de plásticos. Essa característica reduz o peso de peças fabricadas, favorecendo setores onde a leveza contribui para eficiência energética e redução do consumo de combustível.

Alta flexibilidade em baixas temperaturas

Você sabia que a Poliolefina Termoplástica continua funcional em ambientes de até -50°C e não se rompe até -68°C? Essa qualidade beneficia aplicações em regiões de clima frio ou produtos que exigem alta elasticidade. 

Forte adesão a poliolefinas

Uma das vantagens do TPO é a excelente adesão ao polipropileno (PP) e a outros materiais da família das poliolefinas como polietileno e seus subgrupos (PEBD, PEAD e PEBDL). Isso possibilita a sobreinjeção e co-extrusão, possibilitando a criação de produtos híbridos com diferentes características físicas.

Onde o TPO pode ser aplicado na indústria?

Vimos que uma das características da Poliolefina Termoplástica é a sua versatilidade, certo? Isso a torna a escolha de diversos setores, com destaque para a indústria automotiva, construção civil e eletrônicos. Veja detalhes a seguir.

Setor automotivo

O TPO pode ser encontrado em peças como para-lamas, painéis internos, arcos de roda e tapetes de veículos. O material contribui para a indústria na redução do peso dos automóveis e, consequentemente, para a eficiência no consumo de combustível. 

Além disso, sua alta durabilidade e resistência a intempéries tornam esse elastômero termoplástico ideal para aplicações externas. Isso acontece porque ele evita a degradação precoce por exposição ao sol, umidade e variações de temperatura.

Construção civil

No setor da construção, o TPO é empregado principalmente na vedação de janelas, coberturas e sistemas de impermeabilização. Sua alta resistência a intempéries e à radiação UV faz com que seja uma opção durável para aplicações externas. 

A flexibilidade do material também possibilita que ele seja usado em guarnições co-injetadas e em revestimentos, assegurando uma vedação eficiente. Com uma boa relação custo-benefício, o TPO se destaca como alternativa para aumentar a durabilidade das estruturas.

Eletrônicos

A capacidade de isolamento elétrico desse elastômero termoplástico faz com que ele seja usado em aplicações na indústria eletrônica. O material é encontrado em revestimentos de cabos, componentes eletrônicos e peças que exigem baixa condutividade elétrica

Como o TPO também pode ser moldado por injeção ou extrusão, sua versatilidade facilita a produção de peças complexas no setor. Além disso, a sua resistência química contribui para a proteção contra agentes externos, dando mais segurança e vida útil prolongada aos produtos. 

Onde encontrar TPO de qualidade? Garanta Poliolefina Termoplástica FCC® com a Compostos do Brasil

A FCC® é referência nacional no desenvolvimento de polímeros e, é claro, você encontra o TPO FCC® na Compostos do Brasil. Este elastômero termoplástico é formulado com uma fase elastomérica amorfa e uma fase cristalina de poliolefina, garantindo flexibilidade e durabilidade, além de fácil adaptação à moldagem por injeção e um custo competitivo.

Principais características do TPO FCC®:

  • Boa resistência aos agentes atmosféricos
  • Excelente isolamento elétrico;
  • Baixo peso específico (a partir de 0,89 g/cm³);
  • Alta elasticidade em baixas temperaturas;
  • Ótima colorabilidade;
  • Forte adesão ao PP e outras poliolefinas;
  • Grades standard para injeção e extrusão;
  • Seguro para contato com alimentos.

Ideal para aplicações automotivas, na construção, esportes e embalagens, o TPO FCC® é a escolha certa para quem busca qualidade e eficiência.

Então, na hora de solicitar uma cotação de Poliolefina Termoplástica, conte com a Compostos do Brasil. Nós asseguramos excelência em produtos e serviços, pensando no sucesso do seu negócio.

A Compostos do Brasil é parceira estratégica na distribuição do TPO FCC®, garantindo acesso a um material de alto desempenho com suporte técnico especializado. 

Nossa atuação vai além da comercialização: oferecemos logística eficiente e atendimento consultivo para atender às demandas da indústria com qualidade e confiabilidade.

Converse com nossa equipe e solicite um orçamento de TPO!