A ISO 9001 é a norma internacional que certifica a excelência do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de uma empresa, sendo um selo internacional que atesta a qualidade excepcional.
Obter essa certificação é uma maneira robusta e segura para as empresas garantirem suas parcerias, atestando que apresentam processos bem estruturados, com excelência e integridade nos serviços e produtos ofertados. As empresas que possuem esta certificação transmitem mais segurança, ampliando as possibilidades de negócios e uma parceria mais sólida com os clientes.
No entanto, não basta ter apenas o desejo de obter essa certificação. As empresas necessitam se adequar aos rigorosos requisitos da norma. Por mais trabalhoso e difícil que isto pareça, há um impacto significativo e favorável em todo o processo e gestão no que tange à qualidade.
Neste artigo iremos abordar a ISO 9001, para que você conheça a importância de uma empresa ter esta certificação.
O que é a ISO 9001?
A ISO 9001 é uma norma elaborada para especificar os requisitos que um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) deve possuir para comprovar sua capacidade de fornecer produtos e/ou serviços que atendam às exigências regulatórias vigentes e dos clientes com constância e credibilidade.
A norma foi criada pela International Organization for Standardization (ISO) e publicada em 1987. Desde sua primeira versão, a norma já passou por várias atualizações, sendo a última lançada em setembro de 2015 – NBR ISO 9001:2015.
A norma se refere à adequação dos processos, tendo por objetivo fazer com que a empresa esteja devidamente preparada para a obtenção da certificação. Já a certificação é a comprovação de que a empresa cumpre os requisitos e foi aprovada após as auditorias do órgão certificador.
A ISO 9001 está inclusa em um grupo de certificações e normas pertencentes à família ISO 9000. Todas as normas possuem seus requisitos específicos e certificam diferentes características e setores de diversas empresas de segmentos distintos.
O que é um Sistema de Gestão de Qualidade?
Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é o nome do conjunto de elementos interligados e integrados de uma empresa, organizados de forma a atender à Política de Qualidade e aos objetivos da empresa.
Ter um SGQ bem organizado impacta diretamente nas suas entregas e na imagem que o mercado tem da sua empresa, melhorando sua presença e confiabilidade perante seus clientes ou público.
Quais os principais benefícios da ISO 9001?
A estratégia de obter a certificação ISO 9001 é projetada para facilitar melhorias em um SGQ, e os principais benefícios que oferece a uma empresa são:
- Melhor entendimento dos processos e da organização;
- Tomada de decisões estratégicas para os negócios;
- Melhor compreensão e visão abrangente de todos os processos;
- Tomada de decisões mais assertivas e planos de ações robustos para garantir o aprimoramento dos processos;
- Conhecimento dos riscos e oportunidades de todos os processos a fim de garantir um melhor plano de ação;
- Avaliação mais assertiva dos resultados;
- Ações corretivas e preventivas a fim de garantir melhoria contínua;
- Satisfação dos clientes resultante da melhoria contínua do SGQ;
- Melhora do desempenho e eficiência do processo operacional;
- Processo eficientes e maior produtividade, resultando em otimização de custos;
- Maior responsabilidade na atuação e investimento em soluções;
- Melhora da estrutura, controle e estratégias para o desenvolvimento dos recursos humanos.
Quais os requisitos necessários para uma empresa poder investir na certificação ISO 9001?
Para que uma empresa busque um órgão certificador visando obter a certificação ISO 9001, ela deve atender aos requisitos especificados pela norma, conforme mencionados abaixo
- Ter CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ativo;
- Realizar uma auditoria interna com a finalidade de verificar se a empresa cumpre os requisitos da norma. Caso ainda esteja em não conformidade com a ISO 9001, a empresa deve implementar as ações necessárias para que haja as mudanças e fique em conformidade ao atendimento dos requisitos;
- Cumprir a legislação em relação ao seu campo de atuação profissional;
- Seguir as instruções para implementar os requisitos da ISO 9001 na organização;
- Contratar uma organização certificadora da ISO 9001.
Para seguir neste processo de implementação da ISO 9001 e adquirir a certificação, a empresa tem algumas opções:
- Contratar os serviços de uma empresa especializada na implementação da norma para realizar uma consultoria, ajudar na estruturação dos processos conforme os requisitos e realizar a auditoria interna;
- Partir diretamente para a contratação de uma empresa especializada para fazer apenas a auditoria interna, caso a implementação dos requisitos já tenha sido realizada;
- Utilizar os recursos próprios do time de gestão de qualidade para a estruturação e implantação;
- Posteriormente, contratar o órgão certificador para a auditoria externa com o objetivo de obter a certificação ISO 9001.”
Compostos do Brasil é uma empresa certificada ISO 9001:2015
Nesse artigo, pudemos entender melhor que a ISO 9001 consiste em uma norma que direciona as empresas a manterem um padrão que, além de garantir uma melhoria no desempenho de todos os processos, também potencializa o alcance de seus objetivos e metas, refletindo na satisfação dos clientes e na construção de uma boa imagem para a empresa perante ao seus clientes e ao mercado de atuação.
A Compostos do Brasil é um distribuidor que possui o certificação ISO 9001:2015 e está consolidada no mercado de elastômeros termoplásticos, compostos termoplásticos, polímeros de engenharia, entre outros materiais, ofertando especialidades ao mercado, além de possuir parcerias já consolidadas com os grandes fabricantes do segmento de termoplásticos.
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Autor: Caroline Tirolla