A ISO 9001 é a norma internacional que certifica a excelência do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de uma empresa, sendo um selo internacional que atesta a qualidade excepcional.
Obter essa certificação é uma maneira robusta e segura para as empresas garantirem suas parcerias, atestando que apresentam processos bem estruturados, com excelência e integridade nos serviços e produtos ofertados. As empresas que possuem esta certificação transmitem mais segurança, ampliando as possibilidades de negócios e uma parceria mais sólida com os clientes.
No entanto, não basta ter apenas o desejo de obter essa certificação. As empresas necessitam se adequar aos rigorosos requisitos da norma. Por mais trabalhoso e difícil que isto pareça, há um impacto significativo e favorável em todo o processo e gestão no que tange à qualidade.
Neste artigo iremos abordar a ISO 9001, para que você conheça a importância de uma empresa ter esta certificação.
O que é a ISO 9001?
A ISO 9001 é uma norma elaborada para especificar os requisitos que um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) deve possuir para comprovar sua capacidade de fornecer produtos e/ou serviços que atendam às exigências regulatórias vigentes e dos clientes com constância e credibilidade.
A norma foi criada pela International Organization for Standardization (ISO) e publicada em 1987. Desde sua primeira versão, a norma já passou por várias atualizações, sendo a última lançada em setembro de 2015 – NBR ISO 9001:2015.
A norma se refere à adequação dos processos, tendo por objetivo fazer com que a empresa esteja devidamente preparada para a obtenção da certificação. Já a certificação é a comprovação de que a empresa cumpre os requisitos e foi aprovada após as auditorias do órgão certificador.
A ISO 9001 está inclusa em um grupo de certificações e normas pertencentes à família ISO 9000. Todas as normas possuem seus requisitos específicos e certificam diferentes características e setores de diversas empresas de segmentos distintos.
O que é um Sistema de Gestão de Qualidade?
Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é o nome do conjunto de elementos interligados e integrados de uma empresa, organizados de forma a atender à Política de Qualidade e aos objetivos da empresa.
Ter um SGQ bem organizado impacta diretamente nas suas entregas e na imagem que o mercado tem da sua empresa, melhorando sua presença e confiabilidade perante seus clientes ou público.
Quais os principais benefícios da ISO 9001?
A estratégia de obter a certificação ISO 9001 é projetada para facilitar melhorias em um SGQ, e os principais benefícios que oferece a uma empresa são:
- Melhor entendimento dos processos e da organização;
- Tomada de decisões estratégicas para os negócios;
- Melhor compreensão e visão abrangente de todos os processos;
- Tomada de decisões mais assertivas e planos de ações robustos para garantir o aprimoramento dos processos;
- Conhecimento dos riscos e oportunidades de todos os processos a fim de garantir um melhor plano de ação;
- Avaliação mais assertiva dos resultados;
- Ações corretivas e preventivas a fim de garantir melhoria contínua;
- Satisfação dos clientes resultante da melhoria contínua do SGQ;
- Melhora do desempenho e eficiência do processo operacional;
- Processo eficientes e maior produtividade, resultando em otimização de custos;
- Maior responsabilidade na atuação e investimento em soluções;
- Melhora da estrutura, controle e estratégias para o desenvolvimento dos recursos humanos.
Quais os requisitos necessários para uma empresa poder investir na certificação ISO 9001?
Para que uma empresa busque um órgão certificador visando obter a certificação ISO 9001, ela deve atender aos requisitos especificados pela norma, conforme mencionados abaixo
- Ter CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ativo;
- Realizar uma auditoria interna com a finalidade de verificar se a empresa cumpre os requisitos da norma. Caso ainda esteja em não conformidade com a ISO 9001, a empresa deve implementar as ações necessárias para que haja as mudanças e fique em conformidade ao atendimento dos requisitos;
- Cumprir a legislação em relação ao seu campo de atuação profissional;
- Seguir as instruções para implementar os requisitos da ISO 9001 na organização;
- Contratar uma organização certificadora da ISO 9001.
Para seguir neste processo de implementação da ISO 9001 e adquirir a certificação, a empresa tem algumas opções:
- Contratar os serviços de uma empresa especializada na implementação da norma para realizar uma consultoria, ajudar na estruturação dos processos conforme os requisitos e realizar a auditoria interna;
- Partir diretamente para a contratação de uma empresa especializada para fazer apenas a auditoria interna, caso a implementação dos requisitos já tenha sido realizada;
- Utilizar os recursos próprios do time de gestão de qualidade para a estruturação e implantação;
- Posteriormente, contratar o órgão certificador para a auditoria externa com o objetivo de obter a certificação ISO 9001.”
Compostos do Brasil é uma empresa certificada ISO 9001:2015
Nesse artigo, pudemos entender melhor que a ISO 9001 consiste em uma norma que direciona as empresas a manterem um padrão que, além de garantir uma melhoria no desempenho de todos os processos, também potencializa o alcance de seus objetivos e metas, refletindo na satisfação dos clientes e na construção de uma boa imagem para a empresa perante ao seus clientes e ao mercado de atuação.
A Compostos do Brasil é um distribuidor que possui o certificação ISO 9001:2015 e está consolidada no mercado de elastômeros termoplásticos, compostos termoplásticos, polímeros de engenharia, entre outros materiais, ofertando especialidades ao mercado, além de possuir parcerias já consolidadas com o grandes fabricantes do segmento de termoplásticos.
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Autor: Caroline Tirolla