Um material versátil com alta durabilidade e flexibilidade, os elastômeros termoplásticos de poliuretano, comumente chamados de TPU. O poliuretano termoplástico foi descoberto em 1937 por Otto Bayer e seus colegas de trabalho nos laboratórios da I.G. Farben em Leverkusen, Alemanha.
O TPU oferece um grande número de combinações de propriedades físicas e químicas para as aplicações mais exigentes, como para o setor automotivo, fabricação de fios e cabos, bem como a produção de peças voltadas para os esportes e revestimentos têxteis que precisem demonstrar resistência às intempéries.
Esse material é bem inovador e este artigo ajudará a entender como ele é produzido, suas principais propriedades e os benefícios que permitem que várias indústrias desenvolvam produtos cada vez mais avançados. Além disso, vamos compartilhar informações sobre as aplicações populares dos poliuretanos termoplásticos, desde o automotivo até o agronegócio.
Como o TPU é produzido?
O TPU apresenta propriedades entre as características do plástico e da borracha. Graças à sua natureza termoplástica, possui vários benefícios em relação a outros elastômeros como: Excelente resistência à tração, alto alongamento na ruptura e boa capacidade de carga.
Essa solução inovadora descoberta há menos de 100 anos é o resultado de uma reação de poliadição entre um diisocianato e um ou mais dióis de uma forma específica. Portanto, nessa “receita” as três matérias-primas básicas necessárias para produzir uma TPU são:
- Um poliol ou diol de cadeia longa;
- Um extensor de cadeia ou diol de cadeia curta;
- Um diisocianato.
Em outras palavras, podemos dizer que o TPU é um copolímero em bloco segmentado linear composto de segmentos rígidos e flexíveis, sendo que:
Os segmentos flexíveis (poliéter ou poliéster) são constituídos de um poliol e um isocianato que fornece a flexibilidade e o caráter elastomérico de um TPU.
Os segmentos rígidos (aromático ou alifático) são formados a partir de um extensor de cadeia e isocianato, dando ao TPU suas propriedades de dureza e desempenho físico.
Motivos pelos quais o TPU é a escolha dos fabricantes
O TPU permite que as indústrias se beneficiem principalmente da seguinte combinação de propriedades:
1. Resistência à abrasão e arranhões
A alta resistência à abrasão e riscos desse material garantem durabilidade e valor estético para o produto final. Esses fatores são essenciais para a produção de peças internas automotivas, aplicações esportivas e de lazer ou peças técnicas, bem como cabos especiais. Nesses segmentos, os TPUs oferecem excelentes resultados em comparação com outros materiais termoplásticos.
2. Toque suave e alto conforto para aplicações ergonômicas
Novas técnicas de produção tornaram possível a criação do TPU sem plastificante na faixa de dureza de 55 a 80 Shore A. Essas soluções oferecem um acabamento superficial de alta qualidade, excelente adesão a plásticos de engenharia, como ABS e Nylon, e ainda mantêm a característica de alta resistência a riscos e abrasão.
Além dessas duas características de grande importância, vale listar outras vantagens, tais como:
- Alta elasticidade em toda a faixa de dureza;
- Excelente resistência a baixas temperaturas e impacto;
- Resiliência a óleos, graxas e vários solventes;
- Boa flexibilidade em uma ampla faixa de temperatura;
- Resistência a intempéries.
As aplicações do TPU são diversas!
Por dispor de características tão favoráveis e abrangentes, o TPU tem aplicações diversas, incluindo:
- Painéis de instrumentos automotivos;
- Rodízios;
- Ferramentas elétricas;
- Artigos esportivos;
- Dispositivos médicos;
- Cintos de transmissão;
- Calçados;
- Capa de celulares;
- Ferraduras;
- Correias transportadoras;
- Brinco de boi;
- Mangueiras;
- Cobertura de fios e cabos.
Bem como uma variedade de aplicações de filme extrudado, folha e perfil. Os termoplásticos de poliuretano também são encontrados em caixas externas de dispositivos eletrônicos móveis, como telefones celulares e são usados para produzir protetores de teclado para laptops.
O TPU também entrou para o agronegócio, dessa vez para melhorar a qualidade de vida dos cavalos, uma vez que as ferraduras de metal geram doenças a longo prazo, são pesadas e bem desconfortáveis para os animais.
Nesse segmento, vários testes foram feitos para encontrar o melhor composto plástico para essa substituição das ferraduras convencionais de metal e as características do TPU foram as que atenderam esse mercado com mais eficácia, garantindo vantagens como:
- Absorção ao impacto 90% superior às ferraduras tradicionais;
- Maior aderência ao solo;
- Durabilidade 2x maior que as ferraduras de ferro;
- Leveza 70% maior;
- Prevenção a doenças locomotoras;
- Mais conforto para o cavalo;
- Cascos mais saudáveis.
Além das vantagens para os animais, que ganharam mais qualidade de vida, os funcionários do agronegócio também ganharam um procedimento 50% mais ágil, otimizando as suas rotinas.
Compre TPU com a Compostos do Brasil!
Esse último exemplo que citamos do agronegócio foi um caso real! Um cliente nosso entrou em contato procurando uma solução para desenvolver um produto mais eficiente para o setor e, depois de diversos testes, chegamos à conclusão de que o TPU da linha THERMOLLAN® era o que melhor atendia essa demanda.
O nosso foco, como distribuidor de resinas termoplásticas e soluções correlatas, é encontrar o material que mais se adeque à sua realidade, otimizando cada vez mais a sua linha de produção. Entre em contato com os nossos consultores técnicos e, juntos, vamos desenvolver soluções que tornem o seu negócio cada vez mais eficiente!