Você sabe quanto tempo leva para o plástico se decompor na natureza? Especialistas acreditam que a depender do tipo de material, pode chegar a levar mais de 400 anos. É por essa e outras razões que fazer a recuperação desse insumo é tão importante, e para colocar isso em prática, é importante conhecer as etapas da reciclagem do plástico.
Um estudo feito pela UNEP revelou que cerca de 85% de todo o lixo encontrado no mar é plástico, sendo o mais prejudicial para o meio ambiente. Além disso, cerca de 40% de todo o plástico produzido nos últimos 150 anos foi utilizado apenas uma vez antes de ser descartado.
Diante disso, já é comum vermos algumas políticas afirmativas para reduzir o consumo de plástico, desde a substituição de canudinhos por exemplares de papel e até mesmo no racionamento de sacolinhas no supermercado.
No entanto, é importante irmos além do consumo responsável, e conhecermos as etapas da reciclagem do plástico. Melhor do que simplesmente usar e descartar, é também consumir e reciclar o material para ele ser reaproveitado.
Mas por que isso é importante?
Para responder essa pergunta, precisamos refletir sobre a origem do material. O plástico vem do petróleo, uma commodity extremamente valiosa em consequência de sua escassez. Quando não acontece a reciclagem do plástico, isso significa um aumento na exploração de petróleo, o que acaba ferindo a natureza.
Dados divulgados no Fórum Econômico Mundial de Davos apontaram que até 2050 a quantidade de plástico nos oceanos irá superar a de peixes, se o problema não for solucionado nos próximos anos. A forma mais efetiva de sanar, é reciclando.
Quais são as etapas da reciclagem do plástico?
A reciclagem do plástico acontece em três etapas: coleta, revalorização e transformação.
O primeiro passo consiste na captura e destinação do plástico, ou seja, são aqueles materiais depositados nas lixeiras de coleta seletiva (ou mesmo encaminhados diretamente à um ponto de coleta) para, posteriormente, passar por uma etapa de separação.
O segundo passo, conhecido como “revalorização”, é quando o plástico volta a ser matéria-prima, permitindo que ele passe por transformação, se tornando um novo produto.
A seguir, confira mais detalhadamente como os “subprocessos” que as três etapas que citamos anteriormente:
Seleção
O primeiro passo é fazer a seleção dos produtos que foram jogados para a coleta seletiva e avaliar se estão em condições para seguirem às próximas etapas.
Durante a seleção, também acontece a classificação e separação de produtos, levando em conta o tipo de material.
Moagem
Após a seleção, os materiais são direcionados a um moinho, que irá triturar e transformar o produto plástico em matéria-prima novamente. O produto sai de lá totalmente picado.
Lavagem e separação
Em contato com a água e aditivos para limpeza, é possível identificar os fragmentos mais e menos densos e fazer a separação – os mais densos irão afundar e os menos densos irão flutuar na superfície.
Extrusão
A extrusão ocorre de diferentes maneiras, trata-se de um procedimento que coloca o plástico quente em contato com a água fria para serem resfriados.
Pode acontecer também através da fundição por facas rotativas, mas novamente, tendo a água como agente resfriador do produto.
Em temperaturas elevadas, o plástico se torna maleável, e por isso, uma das etapas é pegar os pequenos fragmentos da matéria triturada e esquentá-los para que posteriormente seja possível moldá-los. O o material moído é derretido para ser transformado em pellets que posteriormente passarão pelo processo de moldagem (injeção, extrusão ou sopro).
Moldagem
A moldagem é uma das últimas etapas da reciclagem do plástico. É nela que você pode direcionar uma forma para a matéria plástica e dar uma nova funcionalidade para o produto.
Tipos de reciclagem do plástico
A reciclagem do plástico pode acontecer de três maneiras. Confira um pouco sobre cada uma delas a seguir:
Reciclagem mecânica
A reciclagem mecânica é o processo mais comum de restauração do plástico e possui as etapas que descrevemos anteriormente: moagem, lavagem, separação, secagem e extrusão.
Reciclagem energética
Consiste em realizar a queima de resíduos para gerar energia – térmica ou à vapor. Ou seja, o plástico é transformado em energia.
Reciclagem química
É aqui que acontece a etapa de despolimerização durante a reciclagem do plástico – basicamente, é um procedimento que transforma o produto descartado em substâncias químicas ou matérias-primas. Uma característica dessa etapa é a recuperação dos componentes químicos individuais.
Reciclar é preciso
Conhecer as etapas da reciclagem do plástico é um primeiro passo importante, mas é necessário ir mais além para tornar as atividades da sua empresa mais eco-friendly. Buscar por uma empresa fornecedora de produtos e que foque na sustentabilidade é uma ótima forma de contribuir com o meio ambiente.
A Compostos é uma empresa distribuidora de termoplásticos que sabe muito bem qual a importância da reciclagem do plástico – e preza muito por isso, tendo a sustentabilidade como um de seus pilares. Entre em contato agora mesmo para conhecer mais sobre nossos produtos!